Há um momento na vida para muitos homens em que muitas coisas mudam. O corpo gradualmente se recusa a obedecer e os homens experimentam distúrbios de apetite, alterações de humor, problemas com o sono, etc. Se isso acontecer, estamos a lidar com a andropausa – é o equivalente masculino do que é conhecido como menopausa nas mulheres.
O que é Andropausa?
Andropausa é um processo gradual que leva muitos anos para acontecer. Não aflige todos os homens, no entanto, o número de homens afetados por esta condição aumenta com a idade.
Geralmente começa aos 40-55 anos e o seu curso é diferente dependendo de muitos fatores. Está relacionado com a deficiência de andrógenos, especialmente com a redução da produção de testosterona, que é responsável por muitos processos metabólicos no corpo do homem. Um homem não recebe um sinal claro de que está a começar a sentir a andropausa. Não há um determinante claro mostrando que começou, então muitos homens ignoram a sua piora geral e muitos transtornos comuns nesta fase.
Os sintomas mais comuns da andropausa:
- perda de massa muscular / aumento de gordura corporal (especialmente no abdómen)
- fraqueza geral do organismo
- osteoporose
- baixa autoestima e entusiasmo
- aumento da irritabilidade
- distúrbios de dor
- problemas de memória e concentração
- aumento da transpiração
- hipertensão arterial
- perda de cabelo
- aumento da sensibilidade ao frio
- problemas de próstata
- baixo desejo sexual.
Se esses sintomas de andropausa ocorrerão e se um determinado homem os sentirá ou não, é determinado por muitos fatores. Acredita-se que a predisposição genética seja o principal fator, no entanto, o estilo de vida, a dieta e a atividade física de uma pessoa também desempenham um papel significativo.
Ao diagnosticar a andropausa, muitos fatores são considerados. Estes são principalmente a condição biológica e psicofísica, bem como o equilíbrio hormonal. O diagnóstico inicial é realizado com base no questionário Morley (também conhecido como questionário “ADAM” – Deficiência de Andrógenos no Envelhecimento Masculino) – suspeita-se de andropausa quando a resposta a três ou mais questões é positiva.
No que se refere à menopausa nas mulheres, significa perda das funções reprodutivas, a andropausa causa apenas o seu comprometimento. Todos os sintomas restantes podem diminuir significativamente a qualidade de vida de uma pessoa. Por isso, vale a pena consultar um médico, que fará o diagnóstico e ajudará a encontrar um tratamento adequado, que pode ajudar a diminuir com sucesso os sintomas do envelhecimento.
Como pode melhorar a situação?
- Lembre-se de que depende principalmente de si como será essa fase da sua vida. Andropausa é uma fase temporária e há maneiras de facilitar os seus sintomas desagradáveis – consulte um médico quando começar a sentir os sintomas da andropausa e não tenha medo de fazer perguntas – o médico tentará tirar todas as suas dúvidas, e irá aconselhá-lo sobre a melhor forma de tratamento que irá aliviar as suas doenças.
- Faça um exame da sua próstata – o diagnóstico precoce do aumento da próstata tornará a cura mais fácil.
- Se tiver incontinência urinária, peça conselho ao seu médico – pode ser que a perda de urina seja um sinal de alterações graves no seu organismo. Quanto mais rápido reagir, mais rápido se livrará do problema. Enquanto tiver perda de urina, use pensos de controlo de bexiga Seni Man para proteger sua roupa íntima.