Exercícios de Kegel

Os músculos de Kegel têm nomes diferentes: músculo do assoalho pélvico ou músculos pubococcígeos, no entanto, cada nome significa o mesmo conjunto de músculos e ligamentos que sustentam as vísceras (órgãos) pélvicos. No corpo de uma mulher, os músculos de Kegel estendem-se do osso púbico ao cóccix, circundando o orifício uretral, a vagina e o ânus.

É importante lembrar que o problema dos músculos de Kegel enfraquecidos, apesar da crença popular, não afeta apenas as mulheres. Os homens também devem cuidar para manter esse grupo de músculos em boa forma. No corpo de um homem, os músculos Kegel envolvem o osso púbico e a próstata.

Quando os músculos estão bem tonificados, ficam bem tensionados, segurando os órgãos de maneira adequada. Quando esses músculos estão fracos e flácidos – é aí que surgem os problemas.

Na cultura europeia, Arnold Kegel MD, um ginecologista americano, foi o primeiro a descobrir a importância da atividade dos músculos do assoalho pélvico. Ele desenvolveu um conjunto de exercícios para o treino dos músculos do assoalho pélvico. Todos, independentemente da idade ou sexo, devem fazer esses exercícios.

Por que devemos exercitar os músculos de Kegel?

Músculos Kegel fortes tornam as sensações sexuais mais fortes e há uma hipótese significativa de não desenvolver problemas de saúde como incontinência urinária ou prolapso da bexiga. Pode tornar o parto mais fácil e menos doloroso para a mulher, com recuperação mais rápida depois e menor probabilidade de sofrer de prolapso da bexiga no futuro.

Nota: a ideia geral por trás dos exercícios de Kegel é a mesma para homens e mulheres.

Encontrando os seus músculos Kegel

Homem

Existem duas maneiras de localizar os músculos de Kegel: tente mover o pénis totalmente ereto ou tente segurar o jato de urina enquanto usa o quarto de banho.

Mulher

Durante a ida ao quarto de banho, tente segurar o jato de urina por um momento enquanto urina e depois deixe-o ir. Tente fazer isso sempre que for ao quarto de banho.

NOTA IMPORTANTE: Não é aconselhável realizar o exercício com frequência ao urinar. Depois de algumas semanas de prática no quarto de banho, será capaz de controlar a tensão dos músculos de Kegel sem urinar.

Exercício 1

Deite-se de costas, dobre os joelhos, descanse os pés no chão e coloque as mãos na parte inferior das costas. Tente pressionar as mãos com a parte inferior das costas, tentando simultaneamente levantar os quadris do chão, tensionando os músculos como no quarto de banho.

Exercício 2

Deite-se de costas, dobre os joelhos, descanse os pés no chão e coloque as mãos na parte inferior das costas. Pressione levemente as mãos com a parte inferior das costas e tensione os músculos vaginais (como no quarto de banho). Mantenha os músculos tensos enquanto lentamente endireita uma das pernas, movendo o calcanhar no chão. Tome cuidado para não alterar a força da parte inferior das costas pressionando as mãos, nem altere a tensão dos músculos de Kegel. Traga a perna de volta à posição inicial e repita o exercício com a outra perna.

 

Exercício 3

Deite-se de bruços, juntando as mãos para apoiar a testa. Tente “enrolar” a pélvis. Fazer esse movimento corretamente faz com que as suas pernas, pélvis, tórax e braços repousem no chão, e apenas a área do estômago se eleva do chão. Pessoas de constituição esguia devem ser capazes de erguer o estômago do chão.

No momento em que “conhece” os seus músculos Kegel e tem total controle sobre eles, será capaz de contrair e relaxar esse grupo de músculos em qualquer posição: em pé, sentado ou deitado. Poderá fazer isso durante as atividades diárias – escovar os dentes, no autocarro, no trabalho, etc.

 

Lembre-se! Quanto mais regularmente exercitar os músculos de Kegel, mais rápido verá o efeito do seu trabalho e o seu corpo se beneficiará disso mais cedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *