A perda de memória é um processo muito comum ao longo dos anos, mas também pode ser motivo de preocupação para os familiares na terceira idade. A boa notícia é que é possível estimular a memória em idosos e garantir uma vida muito mais saudável nessa fase tão importante.
Existem várias causas que levam à perda de memória, desde patologias até o processo natural de envelhecimento. Assim como o nosso corpo, a nossa mente também precisa se manter ativa para estar saudável.
Você pode-se estar a perguntar como fazer isso e a resposta é bem simples: exercite-a! Da mesma forma que fazemos exercícios para garantir a saúde física, o mental também precisa se exercitar para manter a força, por isso é essencial treinar a memória em idosos.
Com o passar dos anos é comum sofrer com a perda de memória. Doenças como a Alzheimer são comuns em idosos, assim como a dificuldade de se lembrar de algumas coisas – consequência natural da vida. Apesar disso, é possível trabalhar a mente para manter as capacidades cognitivas saudáveis.
Seguem abaixo algumas dicas:
Jogos cognitivos – Uma das melhores maneiras de treinar a memória e manter o cérebro em forma é a partir dos jogos cognitivos. Quebra-cabeças, palavras cruzadas, sudoku, jogo da memória ou até mesmo o xadrez são ótimas opções. Além de exercitar a mente, essas atividades ainda são uma boa oportunidade para reunir a família e criar bons momentos de carinho, essenciais para que o idoso se sinta acolhido.
Leitura – A leitura pode exercer um papel fundamental no estímulo da memória em idosos. Nesta atividade o idoso vai precisar processar todas as informações para compreender o contexto, ajudando-o a trabalhar a memória de curto e de longo prazo, além de estimular a retenção de novos dados. Para otimizar o efeito de um novo livro lido, também é bom conversar sobre ele com outras pessoas. Ao contar para alguém como é o conteúdo de uma obra, a memória é ativada e exercitada mais uma vez.
Novas aprendizagens – Aprender uma nova língua, um novo desporto, encontrar um novo hobbie como dança, desenho ou artesanato são apenas algumas ideias. Converse com o idoso para descobrir o que ele sempre teve vontade de fazer e invista nessa atividade.
Pequenos desafios de memorização – Pequenos desafios rotineiros podem fortalecer a memória. O idoso pode ativar a memória visual tentando pegar objetos das prateleiras de olhos fechados, como o shampoo na hora do banho, por exemplo. No supermercado, a pessoa pode estimular a memória repetindo e memorizado a lista de compras, em vez de levá-la escrita num papel.
Jogos infantis – As habilidades que desenvolvemos durante a infância precisam ser conservadas. Por esse motivo, jogos infantis são sempre bem-vindos. Para vencer no dominó, o jogador procura memorizar as peças já utilizadas, ao mesmo tempo em que a mente trabalha numa estratégia. O quebra-cabeças também é uma atividade estimulante. O seu sucesso aumenta quando trabalhado de forma progressiva, começando com itens de poucas peças e aumentando os desafios com o passar do tempo, até chegar em desenhos mais complexos.
Atividades fora de casa – Realizar atividades fora de casa pode trazer inúmeros benefícios para o idoso, desde físicos, até mentais e sociais. Fazer uma aula de hidroginástica, por exemplo, é uma boa forma de cuidar do corpo, fazer novas amizades e relaxar. Além disso, outros passatempos com foco na memória podem entrar para a lista. Aulas de música, pintura, dança ou exercícios físicos ao ar livre podem ser boas opções, mas lembre-se de respeitar as limitações do idoso.
Tecnologia – O desenvolvimento cada vez mais avançado da tecnologia traz muitos benefícios, inclusive para a saúde e qualidade de vida dos idosos. Você sabia que existem diversos aplicativos para auxiliar no estímulo da capacidade cognitiva? Pois é, eles reúnem exercícios para a memória e raciocínio lógico.
Alimentação – A alimentação tem reflexo direto na saúde do corpo e da mente, por isso é preciso dedicar uma atenção especial à dieta do idoso. Dar preferência para alimentos naturais, diminuir o sal e o açúcar são hábitos importantes para quem deseja manter uma alimentação saudável. Assim como existem alimentos para aumentar a imunidade em idosos, existem também aqueles que podem contribuir para a saúde da memória. Brócolos, espinafres, peixe e castanha são alguns exemplos. Procure acrescentá-los às refeições e sempre invista nas frutas, verduras e vegetais, além de temperos naturais para garantir bons hábitos alimentares na terceira idade.